Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Missão do 6º GAC:

Escrito por Seção de Informática

Missão do 6º Grupo de Artilharia de Campanha

                → Apoiar pelo Fogo a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Exercícios e Operações e Defesa da Pátria.

                → Atuar na Garantia dos Poderes Constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da Lei e da Ordem.

                → Operar na faixa de fronteira, como ação subsidiária e mediante ordem, por meio de ações preventivas e repressivas, contra crimes transfronteiriços e ambientais.

 

Missão síntese do 6º GAC

                → Contribuir com a 8ª Bda Inf Mtz na Defesa da Pátria, na Garantia dos Poderes Constitucionais, da Lei e da Ordem, e no combate aos crimes transfronteiriços.

 

Valores:

Patriotismo
1. O patriotismo pode ser entendido como o amor incondicional à Pátria. Esse amor impele o militar a estar pronto a defender sua soberania, integridade territorial, unidade nacional e paz social.

2. Caracteriza-se pela vontade inabalável do cumprimento do dever militar, mesmo que isto prescinda o sacrifício da sua própria vida.

3. Pode ser resumido pelo lema: "Servir à Pátria"
Civismo
1. Civismo é o culto aos símbolos nacionais, aos valores e tradições históricas, à História-Pátria, em especial a militar, aos heróis nacionais e chefes militares do passado.

2. Deve ser exteriorizado com a participação em solenidades cívico-militares, nas comemorações de datas históricas, no culto aos patronos e heróis, na preservação da memória militar e, sempre que oportuno, na divulgação dos valores cívicos.

3. No culto desse valor, os militares são importantes vetores de disseminação da cultura nacional no seio da sociedade brasileira.
Fé na missão
1. Advém da crença inabalável na missão do Exército Brasileiro, e das Forças Armadas, em defender a Pátria, garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem, cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil e participar de operações internacionais.

2. Sintetiza-se em:

“Amar o Exército Brasileiro”
Amor à profissão
1. É a demonstração da satisfação por pertencer à Instituição, externada pela demonstração cotidiana de culto de valores como o entusiasmo, a motivação profissional, a dedicação integral ao serviço, o trabalho por prazer, a irretocável apresentação individual, a consciência profissional, o espírito de sacrifício, o gosto pelo trabalho bem- feito, a prática consciente dos deveres e da ética militares e a satisfação do dever cumprido.

2. Explica o jargão militar de: "Vibrar" com as "coisas" do Exército
Espirito de corpo
1. É o orgulho inato aos homens de farda por integrar o Exército Brasileiro, atuando em uma de suas Organizações Militares, exercendo suas atividades profissionais, por meio de suas competências, junto aos seus superiores, pares e subordinados. Deve ser entendido como um "orgulho coletivo", uma "vontade coletiva".

2. O espírito de corpo reflete o grau de coesão da tropa e de camaradagem entre seus integrantes e se exterioriza por meio de: canções militares, gritos de guerra e lemas evocativos; uso de distintivos e condecorações regulamentares; irretocável apresentação e, em especial, do culto de valores e tradições de sua Organização Militar.
Aprimoramento técnico-profissional
1. Um exército moderno, operativo e eficiente exige de seus integrantes, cada vez mais, uma elevada capacitação profissional.

2. Além de cumprir os programas institucionais de formação específica e aperfeiçoamento constante – realizados na própria Instituição, nas demais Forças Armadas, outros exércitos ou em instituições civis – o militar, por iniciativa própria, deve buscar seu continuado aprimoramento técnico-profissional.

3. Esse aprimoramento contempla as áreas cognitiva, psicomotora e afetiva e é sedimentada com o exercício profissional de suas atribuições.
Coragem
1. A coragem é o senso moral intenso diante dos riscos ou do perigo, onde o militar demonstra bravura e intrepidez. É a capacidade de decidir e a iniciativa de implementar a decisão, mesmo com o risco de vida ou o sacrifício de interesses pessoais, no intuito de cumprir o dever, assumindo a responsabilidade por sua atitude.

2. A coragem motiva o militar ao cumprimento da missão, enfrentando os desafios com confiança e não se preocupando com os riscos. Na profissão militar, o medo pode ser constante, mas o impulso ao cumprimento do dever leva o militar a ir mais adiante.

         

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página